Skip to main content
头部广告图片
  Home > Football

Southgate continuará a apoiar Foden ou mudará a estratégia?

2024-06-20 浏览:

A escolha de Gareth Southgate para a seleção inglesa para a Euro 2024 foi amplamente reconhecida por sua audácia e bravura - mas mesmo assim ele reacendeu um debate que remonta a duas décadas.

A conversa relembrou a época em que o técnico da Inglaterra, Sven-Goran Eriksen, não conseguiu homenagear uma medalha de ouro com os nomes de Steven Gerrard, Frank Lampard e Paul Scholes.

A filosofia de treinador estrela de Eriksen levou-o a preencher o seu plantel com os melhores jogadores da Camisolas de futebol Inglaterra, em vez de construir um plantel totalmente funcional e equilibrado, uma estratégia rebuscada e falha que levou à chamada "geração de ouro". clube, ele não conseguiu nenhuma conquista no cenário internacional.

Eventualmente, Scholes ficou desiludido e sua carreira internacional terminou prematuramente depois que ele desperdiçou uma oportunidade na ala esquerda na Euro 2004 em Portugal. Ele foi um artilheiro de classe mundial, mas o United foi marginalizado pela Inglaterra.

Agora, enquanto a Inglaterra retoma o confronto da Euro 2024 com a Dinamarca, em Frankfurt, na quinta-feira, alguns velhos argumentos estão sendo revividos.

Southgate ainda não está no nível de Eriksen - na verdade, ele pode nunca estar - mas ele estará ciente dos jogadores que cercam Phil Foden, do Manchester City, e o jovem superastro inglês Jude Bay. As discussões sobre Lingham e as escalações de meio-campo de outras equipes estão se tornando cada vez mais acaloradas.

Todas as indicações dos bastidores de Frankfurt são de que Southgate continuará a confiar em Foden em um papel predominantemente de esquerda contra a Sérvia, com Trent Alexander-Arnold, do Liverpool, ingressando em Declan Rice Play como atacante.

Southgate continuará a apoiar Foden ou mudará a estratégia?(图1)
Southgate continuará a apoiar Foden ou mudará a estratégia?

Isso pouco ajudou a acalmar o debate depois que Foden - Jogador de Futebol do Ano depois de marcar 27 gols no campeonato para ajudar o Manchester City a conquistar o quarto título consecutivo - esteve na estreia da Inglaterra na Euro 2024 contra a Sérvia, em Gelsenkirchen. dominou em todos os aspectos, marcando o gol decisivo - e o debate só ficou mais acirrado depois disso.

Quando questionado sobre a escolha da seleção para o segundo jogo da Inglaterra na fase de grupos, contra a Dinamarca, Southgate não revelou detalhes.

Ele persistirá ou mudará? Será que Southgate continuará a acreditar que a excelência de Foden a nível de clube se traduzirá automaticamente em resultados no Euro 2024, ou optará por jogar de forma mais tranquila na ala esquerda? Mudar o papel de Foden significa admitir a derrota cedo?

Ele também aposta em Alexander-Arnold para jogar no meio-campo ao lado de Rice, do Arsenal, mas isso ainda pode ser uma escolha dependendo do estilo e qualidade do adversário.

Southgate tem a reputação de não mudar de time no início de grandes torneios, então seria sensato para ele manter o mesmo time - mas se o fizer, ele se concentrará em Foden e Alexander - Arnold, para apoiar ainda mais a confiança do técnico principal, caso contrário pode haver mudanças no futuro.

O seleccionador da Inglaterra terá coragem suficiente para agitar as coisas. Ele também demonstrará coragem para defender aquilo em que acredita. É um ato de equilíbrio para o técnico da Camisolas Inglaterra baratas.

Southgate certamente elogia muito o confiável tenente Kieran Trippier, que teve dificuldades como lateral-esquerdo contra a Sérvia e o desempenho de Foden à sua frente sublinhou isso.

“Pergunte a qualquer um na frente de Kieran”, disse Southgate. “Eles vão te dizer que a forma como Kieran se comunica e treina o jogo os ajuda muito.”

A forma como Southgate resolverá o enigma de Foden afetará fundamentalmente a campanha da Inglaterra na Alemanha. Com a Euro 2024 em andamento, isso pode deixá-lo diante de sua escolha mais difícil: continuar confiando em Foden ou procurar outros jogadores no elenco.

Bellingham foi o atacante central e força motriz da Inglaterra, o que empurrou Foden ainda mais para fora. Ao passar para uma posição mais central, ainda não conseguiu fazer diferença na vitória por 1 a 0 sobre a Sérvia.

Southgate não fará alterações na função de Bellingham, muito elogiado pelo técnico dinamarquês Kasper Hulmand.

“Você vê como ele era bom aos 20 anos. Acho que ele será muito, muito bom aos 23”, disse Hjulmand.

“Você olha como ele se comporta, como ele joga, e vê que ele é um grande jogador.”

Foden acredita que pode trabalhar duro com Bellingham e melhorar à medida que o Euro 2024 avança. Agora ele deve esperar que seu técnico sinta o mesmo, com o impressionante Anthony Gordon, do Newcastle United, procurando atingir seus objetivos com seu ritmo e abordagem direta e suave pela esquerda, parecendo mais natural.

Para tornar o caso de Foden mais convincente, ele precisa mostrar sua atitude em relação ao jogo de uma forma que raramente faz quando representa a Inglaterra – e fez isso contra a Dinamarca na quinta-feira.

Tanto Ian Wright quanto Cesc Fabregas acreditam que a iniciativa está nas mãos de Foden.

"Você tem vontade suficiente de mudar as situações e ter a bola para o seu time? Você quer que as coisas aconteçam? Você gosta de ter a bola sob pressão?", perguntou Fabregas.

“Você precisa assumir essa responsabilidade para crescer. Acho que jogadores como Foden precisam melhorar”.

Foden não parece ser do tipo que se sente intimidado ou se encolhe diante dos colegas, mas não há dúvida de que o jogador do Manchester City não joga regularmente pela Inglaterra.

Os jogos grandes são curtos e têm muito pouco espaço para erros.

A Dinamarca sempre negou que ainda se sinta profundamente injusta pela forma como perdeu para a Inglaterra nas semifinais do Euro 2020, no Estádio de Wembley – quando Harry Kane foi desafiado após Raheem Sterling ter marcado um pênalti polêmico, e Harry Kane marcou o gol decisivo em o rebote para vencer por 2-1.

Liderados pelo excelente treinador Hjulmand, eles têm se mostrado adversários tenazes e perigosos - o que torna ainda mais importante que Southgate faça as escolhas certas.


相关文章